Site icon Infograna

O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin?

O Que é Bitcoin?

Bitcoin é a primeira moeda virtual do mundo. Ou seja, não existe em nenhum lugar fora de um sistema de papel ou digital. Além disso, é uma moeda descentralizada, o que significa que nenhum banco ou governo atua como intermediário.

Bitcoin é uma criptomoeda usada para se referir a moedas que existem apenas na internet. Apesar de real, não existe uma versão física do dinheiro. Além disso, de um modo geral, são as próprias pessoas que podem enviar ou receber bitcoins.

Outro detalhe relacionado ao Bitcoin é que é dinheiro limitado. A tecnologia envolvida na criação de dinheiro permite (na verdade, é claro) a emissão de até 21 milhões de bitcoins.

Ao mesmo tempo, opera por meio de uma rede descentralizada chamada blockchain. O sistema permite que o envio e recebimento de bitcoins sejam rastreados através de um código com dados.

Outra tecnologia associada à primeira moeda virtual do mundo é a criptografia, uma camada de segurança que dificulta a ação de criminosos deixando para trás informações mais complexas. Esse recurso é semelhante ao usado para proteger contas digitais.

Uma curiosidade: esta criptomoeda será criada por um cidadão chamado Satoshi Nakamoto. Mas muito pouco se sabe sobre ele, mesmo que ele fosse uma pessoa ou alguns reunidos por esse nome.

Sua última mensagem foi em 26 de abril de 2011, quando vários desenvolvedores receberam o e-mail “final” de Satoshi no qual ele dizia que havia “migrado para outros projetos” e entregava a criptografia que usava para enviar a chave de alertas. toda a rede.

Como é funciona investimentos em Bitcoin ?

As criptomoedas são negociadas na internet em sua própria rede. Bitcoin usa o blockchain para isso. Neste sistema, as pessoas podem negociar moedas anonimamente. As três principais maneiras de negociar Bitcoin são:

Para obter bitcoin, você precisa transferir fundos em reais (R$) ou na moeda do país para uma conta de corretagem ou um ambiente blockchain. Por exemplo, isso pode ser feito via transferência bancária ou PIX.

O preço do Bitcoin flutua. Como há uma quantidade finita, a lei da oferta e demanda se aplica: quanto menos bitcoin estiver disponível, maior o preço tende a ser. Segundo o site profissional Portal do Bitcoin, o valor máximo da moeda chegou a R$ 376.000,00.

Uma unidade de Bitcoin também pode ser dividida em até 100 milhões, o que permite comprar a moeda digital por menos do que o preço da própria criptomoeda.

O Bitcoin também pode ganhar ou desvalorizar com base no desempenho de outras moedas, especialmente o dólar americano.

Outro aspecto que afeta o preço são as interferências externas, como a participação de empresas ou pessoas importantes no mercado de criptomoedas, e ataques de hackers, que podem prejudicar a valorização da moeda.

Por fim, de acordo com a receita federal, os lucros dos investimentos em bitcoin devem ser declarados no imposto de renda.

Bitcoins São Seguros?

Criptomoedas como o Bitcoin estão usando tecnologias como criptografia e blockchain para melhorar a segurança, privacidade e coibir o comportamento criminoso para roubar dados e até mesmo a própria moeda digital.

No entanto, houve casos em que hackers conseguiram roubar carteiras digitais dos usuários (onde os bitcoins são armazenados) ou trocas. Portanto, mesmo que a tecnologia de criptomoeda seja avançada, ela ainda pode ser atacada.

Por fim, outro ponto que pode tornar o investimento em Bitcoin inseguro são corretores falsos se passando por exchanges reais para obter fundos ilicitamente de pessoas que desejam investir na criptomoeda.

Mas calma: existem muitos corretores seguros usando este produto. Para determinar se uma bolsa é segura, você deve pesquisar a reputação da empresa, bem como seu histórico operacional.

Outro ponto importante é sempre verificar se há registro de vazamento de dados de clientes ou períodos em que esses clientes ficaram impossibilitados de resgatar valores.

É arriscado investir em Bitcoins?

Investir em Bitcoin é arriscado, como alerta o BACEN. Segundo a agência, a moeda digital “não é emitida ou garantida por nenhuma autoridade monetária”. Com isso, por exemplo, a conversão de Bitcoin para Real não é garantida.

Ao mesmo tempo, comprar e manter bitcoin significa correr riscos, como “a possibilidade de perder todo o capital investido, além de mudanças típicas de preço”, disse o BACEN.

Por outro lado, as empresas de moeda virtual não são reguladas pelo banco central, que alertou que “não regula ou supervisiona a operação de moedas virtuais”. Portanto, as transações de Bitcoin não são controladas pelo BACEN ou qualquer outra autoridade.

No entanto, em 2019, a Receita Federal emitiu a Portaria Normativa 1.888, que considerou a regulamentação do Bitcoin no Brasil, que exigia que as corretoras reportassem as transações mensais de seus clientes.

Ao mesmo tempo, mudanças drásticas no preço do Bitcoin podem ser de alto risco para os investidores. Houve casos em que as moedas perderam quase 50% de seu valor em um dia.

Portanto, antes de optar por investir em criptomoedas, é aconselhável estudar desapaixonadamente como esse mercado funciona.

Na hora de investir, primeiro conheça os tipos de investimentos e como escolher o melhor para você!

 

Exit mobile version