Fatores Que Influenciam o Dividend Yield

Continua após a publicidade..

Quais são os Fatores Que Influenciam o Dividend Yield de uma empresa?

De um modo geral, os rendimentos de dividendos são afetados por mudanças no valor dos dividendos por ação pagos por uma empresa ou por um aumento ou diminuição do preço de suas ações. Pode haver várias razões para que essas duas situações ocorram. Alguns exemplos:

• A empresa pode ter lucros maiores ou menores em determinados períodos. Se o mercado em que atuam mudar, ou se precisarem fazer investimentos que drenam o caixa, ou mesmo se questões de gestão tiverem um peso significativo, seus lucros serão prejudicados – já que os dividendos fazem parte dos lucros distribuídos aos acionistas, as mesmas coisas vai acontecer com eles também.

• Uma empresa pode alterar sua política de distribuição de dividendos de tempos em tempos ou permanentemente. Em um ano ruim para os negócios, a administração pode optar por reter os lucros. Na ausência de investimentos planejados, a administração pode decidir distribuir o valor aos acionistas. Mudanças nos chamados pagamentos de dividendos – a porcentagem do lucro pago como dividendos – também podem levar a mudanças nos rendimentos de dividendos.

• Em circunstâncias excepcionais, uma empresa pode decidir não distribuir ou mesmo fazer cumprir dividendos, mesmo quando apurando lucros. Nesse caso, o ganho é registrado como reserva especial e deve ser pago assim que a situação se estabilizar.

Continua após a publicidade..

• As ações de uma empresa podem se valorizar ou desvalorizar com base no sentimento do mercado, dependendo das expectativas de desempenho da empresa ou mesmo do resultado de eventos inesperados. Tudo isso pode levar a mudanças nos cálculos de rendimento de dividendos.

fatores que influenciam o dividend yield

Como saber o rendimento de dividendos de uma empresa ?

As empresas normalmente divulgam seu histórico de rendimento de dividendos em seus sites de relações com investidores. Nestas páginas, eles condensaram todas as informações relevantes para quem deseja se tornar um acionista. Os retornos de dividendos são geralmente um deles.

Além disso, corretores e analistas geralmente fornecem essas informações em seus relatórios de recomendação de ações. Se você é cliente de um desses, certifique-se de ler estes documentos com atenção. Eles ajudam os investidores a tomar decisões sobre a compra de um determinado título.

Continua após a publicidade..

Se o dividend yield não puder ser calculado, basta colocar em prática a fórmula que você aprendeu. Pergunte à empresa ou peça ao seu consultor de investimentos para ajudá-lo a encontrar o valor dos dividendos distribuídos no período que deseja analisar e uma cotação para a data desejada. Essas informações estão disponíveis no balanço patrimonial ou em press releases emitidos pela empresa. Depois de tê-los, faça as contas.

Como analisar e saber se é um bom dividend yield ?

O rendimento de dividendos deve sempre ser visto como uma medida relativa. Ou seja, está relacionado ao dividend yield das ações de outra empresa.

Alguns analistas e investidores também utilizam o rendimento do CDI (principal benchmark para investimentos em renda fixa) ou a taxa básica (Selic) como referência para comparar os rendimentos de dividendos. Embora sejam classes diferentes de investimentos, a lógica é que o retorno de dividendos de uma empresa deve ser pelo menos igual aos juros sobre a renda fixa. Caso contrário, é melhor investir em investimentos menos arriscados.
Em resumo, para determinar um bom rendimento de dividendos, você precisa:

• Comparar os principais indicadores de desempenho dos investimentos de renda fixa;

• Comparar com os dividend yields de outras ações, levando em consideração as características da empresa emissora (indústria, tempo de operação, perspectivas).

Pois vários Fatores Que Influenciam o Dividend Yield !

Fatores Que Influenciam o Dividend Yield